quarta-feira, 31 de julho de 2013

Reprogramação Postural através do uso de Palmilhas Posturais.

 
Todo ser humano tem um centro gravitacional de equilíbrio e estabilidade, sendo os pés a base de toda sustentação e alinhamento. Desde que começamos a andar, nossos pés sofrem alterações, visando o melhor equilíbrio, regulando e coordenando a postura estática e dinâmica e alinhando nossa estrutura esquelética por meio de tendões, articulações e músculos, passando pelo tornozelo, joelhos, quadris, região lombar e cervicodorsal. Quando apresentamos desequilíbrio neste sistema postural, surgem dores, enrijecimentos, contraturas musculares, patologias de ordem postural e limitações nos movimentos.Com base nos princípios da neurofisiologia da postura humana surgiu um novo conceito terapêutico: a Podoposturologia, área da fisioterapia que reeduca e realinha a estrutura do corpo através dos pés com o uso das Palmilhas Posturais. O tratamento consiste na confecção de uma Palmilha Postural após estudo da funcionalidade do seu pé em relação ao seu joelho, quadril e coluna vertebral. É realizado um exame computadorizado dos pés chamado Baropodometria que  identifica como está seu equilíbrio,  tipo de pé, os erros da sua pisada, os pontos de maior pressão que seu pé exerce sobre o  solo, e os desvios posturais de origem podal. O objetivo desta palmilha  é reprogramar a postura do seu corpo como um todo , tratando, corrigindo  ou prevenindo uma deformidade desde a infância até a fase adulta. A diferença desta palmilha é que elas são leves, confortáveis e  na sua composição são fixados alguns elementos que em contato com os pés fornecem informações ao sistema nervoso e, como resposta, o corpo conduz um reequilíbrio através das reações reflexas dos músculos, corrigindo as assimetrias posturais.
Indicações das Palmilhas Posturais:
- Dores nas plantas dos pés (metatarsalgias);
- Esporões de calcâneo;
- Alterações de arco plantar (pés cavos / pés planos ou chatos);
- Joanetes (hálux valgo);
- Alterações de curvatura da coluna vertebral;
- Lombalgias;
- Cervicalgias;
- Hérnias e protusões discais;
- Distúrbios de ATM (articulação têmporo-mandibular);
- Alterações de joelhos (condromalácia patelar por alteração de carga local);
- Alterações em quadril / ilíaco (disfunções sacro-ilíacas);
- Dores de cabeça (cefaléias occiptais e de tensão);
- dentre outras...

Dr. Luiz Fernando Sola
Podoposturologia / Baropodometria / Palmilha Postural

Maiores informações acesse :

Você conhece a Baropodometria Computadorizada Eletrônica ?

Você conhece a A Baropodometria Computadorizada Eletrônica ?  É um recurso de alta tecnologia utilizada por fisioterapeutas  para avaliação postural através dos pés. Pode aplicar-se a indivíduos sadios ou portadores de alguma patologia de diferentes causas: seja ortopédica, traumatológica e/ou neurológica. Para melhor entendermos este recurso, começamos pela sua nomenclatura: Baro significa pressão, Podo é relativo aos pés e Metria é a referência quantitativa desta avaliação. Enfim, com este exame avaliaremos a distribuição de peso ou pressão nos pés através de sensores eletrônicos que captam as diferentes pressões do indivíduo em pé (postura ortostática) ou caminhando. e relacionaremos os resultados com as alterações posturais. Os dados coletados são enviados a um Software que ajudará na interpretação dos valores coletados durante a análise. Você deve estar se perguntando por que e como a Baropodometria Eletrônica avalia a postura?
 Hoje sabemos que muitas alterações de ordem músculo esquelética como desvios posturais, inflamações nos tendões, desgastes articulares, dores crônicas na coluna, joelho e pé entre outras, são tratadas corrigindo o tipo de pisada. Este exame auxilia o profissional que trabalha com análise corporal e postural à identificar com mais precisão estas alterações podais que muitas vezes interfere no funcionamento correto do corpo. Procuramos identificar estas alterações, e propor soluções de tratamento terapêuticos, preventivos e corretivos. Alterações da ATM (articulação têmporo mandibular) má oclusão, alterações ortopédicas da coluna como a escoliose, hiperlordose, hérnias discais, artroses entre outras. Assim como as alterações de quadris, joelhos (varo, valgo e recurvatum) e por fim as alterações típicas dos pés como a excesso de pronação e supinação, pés cavos, pés plano e as patologias relacionadas como esporão de calcâneo, fascite plantar, tendinites.Todos estes sistemas podem ser afetados quando se há um desequilíbrio vindo dos pés. Diante dos resultados traduzidos por Softwares específicos, a interpretação destes irá determinar a melhor forma de tratamento para melhora da “geometria” postural. Os pés são nossa base de sustentação e nossa mola propulsora para o deslocamento, daí sua importância global. Reforço muscular específico, alongamentos, reeducação postural, relaxamento terapêutico de músculos tensos, treino de resistência da região da cintura pélvica, propriocepção, palmilhas posturais personalizadas ou mesmo uma melhor indicação para aumento da performance no esporte praticado pelo indivíduo poderão ser as conclusões deste exame que veio para agilizar e facilitar a reabilitação ou promoção da saúde das pessoas.
 
Dr. LUIZ FERNANDO SOLA
Fisioterapeuta
Podoposturologia/Posturologia/ Baropodometria